NICK PIAZZA
- deniriosrios
- 1 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2021
Nick é um rapaz de 24 anos que tem uma doença chamada Atrofia Muscular Espinhal (AME), que é uma doença genética de herança autossômica recessiva. Pacientes com AME possuem alteração no gene SMN1 (na maioria das vezes ocorre delação), que é responsável pela produção da proteína SMN, a qual é indispensável para a sobrevivência dos neurônios motores. Dessa forma, estes neurônios passam a morrer e os pacientes começam a apresentar fraqueza muscular, perda progressiva dos movimentos, até paralisia (INAME, 2019).
Nick e seus pais descobrem que há um novo medicamento, baseado em terapia genética, chamado Spinraza. Esse tratamento já é regulamentado e parece promissor. O que acontece é que a família de Nick não consegue a cobertura do plano de saúde e a primeira dose da medicação custa 750 mil dólares e a manutenção custa 350 mil dólares por ano.
Questiona-se no episódio, dentre outros aspectos, os motivos pelos quais o medicamento é tão caro: é porque os custos de produção são muito altos ou a empresa farmacêutica busca lucros exorbitantes?

Qual sua opinião sobre isso?
Por favor, clique no link abaixo e responda aos questionamentos:




Comentários